muro crossfit
Guimarães, 2018
A complexidade e a velocidade da vida quotidiana actual, com o aumento das horas de trabalho e a diminuição do tempo de descanso, levaram a um novo protagonismo dos espaços de exercício colectivo, nas contemporâneas formas de vida urbana. Nestes lugares, os objectivos são vários e o tempo perde-se na indefinição de lazer e de ócio. Ao tempo do exercício sobrepõem-se o tempo de estar e o de conviver.
O muro crossfit, o ginásio que foi ocupar uma antiga confecção situada no bairro de couros, no centro histórico de Guimarães, exigiu uma adaptação influenciada por estas duas condições: um desejo funcional e racionalista de preparar um espaço para o exercício físico, e a intenção de proporcionar momentos de lazer, ou mesmo ócio, a quem visita o espaço regularmente.
Neste projecto de custos controlados, o aproveitamento das instalações sanitárias existentes e a necessidade de inserção de uma zona de corta fogo junto da entrada, definiram a nova construção, enquanto o vazio resultante das duas construções desenha as duas arenas de exercício.
- local: Bairro de Couros, Guimarães
- projecto: reconversão de edifício industrial em ginásio
- equipa: Catarina Ribeiro, Vitório Leite, Rita Serra e Silva, Ieva Armonavičiūtė, Mar Hernandez, Rafael Monteiro
- construção: Rústico e Vertical, lda
- área: 640 m2